CIMAL

Municípios do Alentejo Litoral aprovam orçamentos para 2023 que totalizam 225 milhões de euros – mais 14,5% em relação ao ano passado

Notícias

09 de janeiro 2023

Os cinco municípios que integram a Comunidade do Alentejo Litoral (CIMAL) aprovaram orçamentos para 2023 que totalizam 225,6 milhões de euros, valor que constitui um aumento de 14,5 % (32,8 milhões euros) em relação ao ano passado.

De um modo geral, as câmaras de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines têm apostas diversas para o novo ano que vão da Habitação à Ação Social, passando pelas politicas públicas municipais de Educação, Saúde, Infraestruturas, Ambiente, Cultura e promoção na atração de investimento para criação de emprego.

E uma preocupação comum com grande impacto orçamental: a descentralização nas áreas da Educação e da Saúde, com a transferência para as autarquias de responsabilidades até agora a cargo do Estado Central.

Especificando, o Município de Alcácer do Sal destaca o investimento na melhoria dos serviços municipais e das condições de trabalho dos funcionários da autarquia, a par do acesso à saúde, educação e responsabilidade social.

Em Grândola, a habitação lidera a tabela de prioridades, seguida da sustentabilidade, da educação, da coesão social, da mobilidade (com um novo plano para todo o concelho) e  a reabilitação urbana.

Já em Odemira, a Cultura apresenta-se como uma forte aposta - identificada como uma área de futuro para o concelho, para atrair investimento e criar emprego - a par da manutenção da rede viária e da conclusão de obras que transitam de 2022, como são os casos do Centro Escolar de S. Luís ou a Associação de Paralisia Cerebral de Odemira.

Santiago do Cacém tem entre os principais investimentos a requalificação da área empresarial de Santo André, onde também ocorrerá a intervenção no Bairro dos Serrotes, para além de investimentos significativos em diversos espaços públicos de todo o concelho.

De Sines vem o destaque para a conclusão da Zona Industrial e Logística II, onde irão implantar-se mais 40 empresas, a par da Estratégia Local de Habitação e da concretização do Observatório do Mar e da Reserva Arqueológica Subaquática.

Multimédia

Transportes Público Rodoviário mais Barato
Covid-19: MobilidadeCentro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola