CIMAL

Apresentada Estratégia Regional 2030 para o Alentejo Litoral

Notícias

21 de dezembro 2022

A Estratégia Regional do Alentejo Litoral 2030 foi apresentada esta quarta-feira, 21 de dezembro, na 8.ª reunião do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal (CEDI) do Alentejo Litoral, que decorreu em Alcácer do Sal e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Na cerimónia, o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral e do Município de Alcácer do Sal, Vítor Proença, realçou o “forte dinamismo” no crescimento económico da região, mas lamentou que esse fator não se reflita ainda na qualidade de vida da população. Reconheceu a necessidade de resolver o problema da falta de habitação na região e de melhorar o acesso à saúde pela população, aumentando o número de médicos e enfermeiros.

A Ministra Ana Abrunhosa, por seu lado, enalteceu a “dinâmica exemplar” do Litoral Alentejano e salientou a importância do polo industrial de Sines, que vai ter uma grande influência da região limítrofe, mas também em todo o Alentejo.

Na apresentação da Estratégia Regional do Alentejo Litoral, elaborada pela empresa de consultoria Deloitte, estiveram, além de Vitor Proença, os presidentes dos outros quatro municípios do Alentejo Litoral: António Figueira Mendes (Grândola), Hélder Guerreiro (Odemira), Álvaro Bejinha (Santiago do Cacém) e Nuno Mascarenhas (Sines), bem como o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva e a presidente da Assembleia Intermunicipal, Ana Aleixo.

O CEDI, constituído por cerca de 50 entidades públicas e privadas do Alentejo Litoral, é um órgão de natureza consultiva dos restantes órgãos da CIMAL e formula propostas, recomendações e pareceres sobre os assuntos de inquestionável interesse para a sub-região.

Multimédia

Transportes Público Rodoviário mais Barato
Covid-19: MobilidadeCentro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola