CIMAL

Ambiente e Energia no Alentejo Litoral

22 de junho 2021

A convite dos cinco Presidentes de Câmara dos Municípios do Alentejo Litoral, o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, participou na sétima reunião ordinária do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal - CEDI, que se realizou no dia 21 de junho, na Quinta das Tílias, em Santiago do Cacém.

 

O encontro teve como tema central, o ambiente e a energia no Alentejo Litoral, nomeadamente no que concerne com a Estratégia Nacional para o Hidrogénio, mas também, no que respeita ao objetivo de neutralidade climática previsto no Pacto Ecológico Europeu. Tendo presente o aumento de procura de investimentos na economia verde e nos processos de reconversão energética, perspetiva-se que a concretização de projetos alterará profundamente a região, o emprego e a qualidade de vida. A reunião contou também com a presença da IrRADIARE Science for Evolution, empresa responsável pela elaboração dos Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas, ferramentas que irão dotar os Municípios face aos desafios futuros.

 

O CEDI, que é um órgão de natureza consultiva aos restantes órgãos da CIMAL que formula propostas, recomendações e pareceres sobre os assuntos de inquestionável interesse para a sub-região, composto por cerca de 50 Entidades relevantes para o desenvolvimento do território, pronunciou-se sobre a temática abordada, questionando o Sr. Secretário de Estado acerca das decisões e planos futuros para o território.

Multimédia

Transportes Público Rodoviário mais Barato
Covid-19: MobilidadeCentro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • (+351) 269 450 116
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola