CIMAL

Alcácer do Sal incentiva economia local

02 de julho 2020

O presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, Vítor Proença, encerrou neste terça-feira (30 de junho) o ciclo de conferências online dedicadas à comunidade empresarial do Alentejo Litoral. Uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral – CIMAL, em parceria com a consultora Deloitte, que teve como temática “Restabelecer a confiança na Economia”, com a análise e divulgação dos mecanismos de apoio às empresas nacionais, na área do financiamento, direito do trabalho, obrigações fiscais e outros incentivos, adotados nesta fase da pandemia de COVID-19.

 

As inúmeras medidas adotadas pelo município de Alcácer do Sal de incentivo à economia local foram apresentadas e explicadas por Vítor Proença, no webinar que contou ainda com a participação da coordenadora do Gabinete das Atividades Económicas e Turismo da autarquia, Ana Rita Guerra. Entre as medidas da câmara no apoio às empresas destacam-se a isenção do pagamento das tarifas fixas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos para todos os consumidores não domésticos, a suspensão temporária da cobrança de taxas referentes à ocupação do espaço público e publicidade aos detentores de estabelecimentos comerciais e a isenção de pagamento as taxas de conservação nos lotes empresariais na Zona Industrial Ligeira de Alcácer do Sal, Zona de Atividades Económicas do Torrão e nos Lotes Industriais de Iniciativa Municipal da Comporta.

 

A autarquia de Alcácer do Sal foi ainda responsável pela elaboração e divulgação de um manual de procedimentos de segurança para laboração, de forma a incentivar o cumprimento de práticas seguras ao nível da saúde pública, segurança sanitária e combate ao contágio em ambiente de trabalho, situações essenciais para o restabelecimento da confiança nos setores da hotelaria, restauração e comércio local.

 

De salientar também o investimento da Câmara Municipal de Alcácer do Sal na futura fábrica de máscaras tipo FPP2, para proteção da COVID-19. Uma unidade que vai funcionar em Castelo de Arêz e entrará em funcionamento já em agosto.

 

Este ciclo de conferências online integram o programa de colaboração e apoio às micro, pequenas e médias empresas da região, criado pelos cinco municípios que integram a CIMAL (Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines) em parceria com a Deloitte e a Associação de Desenvolvimento Local – ADL e que foi lançado há um mês, com a abertura da linha de atendimento às PME’S (800 100 235). O programa inclui serviços especializados na área da gestão, fiscalidade, jurídica e operacional, para auxiliar as empresas na tomada de decisão e implementação de medidas de resposta durante todo o ciclo de gestão de crise.

Multimédia

Transportes Público Rodoviário mais Barato
Covid-19: MobilidadeCentro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • (+351) 269 450 116
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola