CIMAL

Sessão pública em Sines para recolher propostas de investimento público ambiental no Alentejo Litoral

Notícias

07 de fevereiro 2024

Chama-se Novo Pacto Verde, vai definir a Estratégia Nacional de Investimento em matéria ambiental a promover pelo Governo e está a angariar contributos online e presenciais por todo o país através de sessões públicas. No Alentejo Litoral, as sugestões poderão ser apresentadas num encontro que decorre no próximo dia 16 de fevereiro no Auditório da Sines Tecnopolo - Parque Industrial, com início pelas 09:30 horas.

Além dos contributos dos cidadãos, as sessões destinam-se a recolher também propostas de autarcas, escolas, empresas e organizações não governamentais. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória.

O Novo Pacto Verde é uma iniciativa do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, inspirada no Pacto Verde da União Europeia, que pretende apresentar uma visão estruturada de longo prazo, até 2030, para o investimento verde em Portugal.

Propõe-se delinear um plano de investimento estratégico e regenerativo que suporte a transição ambiental no país que incluirá infraestruturas e competências para enfrentar os atuais desafios e os que virão, bem como a qualificação e formação das pessoas, criação dos chamados empregos verdes e a valorização da coesão territorial e dos recursos ambientais.

No âmbito do trabalho desenvolvido até agora, foram identificados seis grandes temas:

  1. Qualidade de vida com a Natureza;
  2. Cidadãos ativos e capacitados para a transição verde e justa;
  3. Pacto para a água;
  4. Mobilidade coletiva, ativa e partilhada, acessível a todas as pessoas;
  5. Energia Verde para todos;
  6. Pessoas e territórios seguros e adaptados às alterações climáticas.

A recolha de contributos presenciais está a decorrer desde dezembro e inclui um total de 12 sessões como a que irá decorrer em Sines. Quem preferir participar online poderá fazê-lo através da página www.novopactoverde.pt, onde encontrará também disponível toda a informação sobre o projeto.

No litoral alentejano, além da Comunidade Intermunicipal (CIMAL), a iniciativa conta com a colaboração da Câmara de Sines e da Sines Tecnopolo.

Multimédia

Transportes Público Rodoviário mais Barato
Projeto de Regulamento - consulta públicaCentro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola