CIMAL

Travessia fluvial Tróia-Setúbal vai ter grupo de trabalho para avaliar integração no passe

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31 de outubro 2023

A criação de um grupo de trabalho para avaliar a possível integração da travessia fluvial entre Tróia e Setúbal no passe Navegante foi anunciada esta segunda-feira aos presidentes das câmaras de Grândola, António Figueira Mendes, e Setúbal, André Martins, e à chefe de gabinete do presidente da Câmara de Alcácer do Sal, Ana Rita Guerra, pelo ministro das Infraestruturas, João Galamba, numa reunião realizada no gabinete do governante.

A questão da travessia do Estuário do Sado entre a cidade de Setúbal e a Península de Tróia foi levantada pelas três autarquias – Alcácer do Sal e Grândola, que integram a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e Setúbal, que faz parta da Área Metropolitana de Lisboa – devido aos elevados preços praticados pelo operador privado que tem a concessão da viagem fluvial entre as margens do rio.

Depois de várias reuniões, em que se comprometeu a resolver a situação, o ministro João Galamba disse esta segunda-feira aos autarcas que vai criar um grupo de trabalho até ao final desta semana ou no início da próxima, de modo a resolver a situação, que afeta tanto quem precisa fazer a travessia entre o Alentejo Litoral e a urbe setubalense.

A concessionário da travessia, a Atlantic Ferries, cobra 8,80 euros por cada viagem de ida e volta realizada nos catamarãs, enquanto nos ferry-boats o preço de uma ida atinge os 5,60 euros por passageiro apeado e custa, também numa única viagem, 19,60 euros por viatura ligeira, com condutor incluído.

O grupo de trabalho deverá integrar representantes do Estado, do Governo e das autarquias, e deverá avaliar, para além da integração da travessia no passe Navegante, as soluções jurídicas e financeiras para o problema, nomeadamente o possível resgate da atual concessão para o Estado e os modos de financiamento, se essa aspiração dos municípios se concretizar.

O atual operador ganhou a concessão por 15 anos em 2005, atribuída pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e viu o contrato de exploração prorrogado por mais cinco anos, até 2025.

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