CIMAL

Mensagem do Presidente

O associativismo intermunicipal no Alentejo Litoral conta com quase três décadas, tendo permitido a construção de uma pertença sub-regional, contribuindo simultaneamente para o reforço das identidades locais. A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral tem, assim, procurado constituir-se como um instrumento de cooperação intermunicipal, baseado na diversidade e em cada uma das características singulares dos seus territórios municipais e promovendo um contexto cultural, histórico e social mais amplo e abrangente, mas sobretudo inclusivo.

A esta visão subjaz um conjunto de recursos próprios do território, características singulares e potencialidades endógenas que fazem do Alentejo Litoral uma das sub-regiões mais competitivas e atrativas do País, aliando de forma harmoniosa a costa e o interior, a economia litoral e a economia rural.

A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial do Alentejo Litoral para o horizonte de 2020 demonstra, justamente, que esta é uma sub-região cujo potencial converge para a desejável harmonização entre os desenvolvimento e a qualidade de vida. Por um lado, caracterizada pela economia essencialmente endógena, pelas fileiras florestais, desde os produtos hortícolas e agroalimentares, ao pinheiro manso, ao arroz, à cortiça e ao sistema produtivo do montado, e mais recentemente à produção vinícola de extrema qualidade; por outro lado, a afirmação dos produtos turísticos, com especial destaque para os de base regional, como os alojamentos em espaço rural, quer os baseados na experiência, tanto na fruição da costa como na prática desportiva e de atividades de animação e lazer que vêm crescendo em procura, qualidade e diferenciação. A continuada afirmação do Alentejo Litoral enquanto porta atlântica da Europa acarreta também um conjunto de oportunidades indiscutivelmente determinantes para a afirmação sub-regional, quer em capacidade de atração quer na criação de contextos favoráveis à inovação, ao desenvolvimento tecnológico, crescimento económico e progresso social.

A solidariedade responsável, que vem pautando a associação destes Municípios, em torno de matérias convergentes e que visem única e exclusivamente a melhoria da qualidade de vida das pessoas e a qualificação do território, constitui hoje, na mesma medida que constituiu no passado, o desígnio dos Autarcas que ao longo das últimas décadas têm assumido responsabilidades no Alentejo Litoral.

O serviço público é, por isso, a missão desta Comunidade Intermunicipal, tendo sempre no horizonte a valorização do Poder Local Democrático enquanto instância de proximidade e de defesa dos interesses das populações e promoção do território.

 

O Presidente do Conselho Intermunicipal

Vítor Proença

Multimédia

Central de Compras da CIMAL

Newsletter

 

Contatos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • (+351) 269 450 116
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola