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CIAC – Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor é o serviço de apoio ao consumidor da CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, e tem como principal função informar e aconselhar os munícipes acerca dos seus direitos e deveres, enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos de consumo e/ou apoio na mediação, restringindo-se o seu âmbito de atuação ao território do Alentejo Litoral, o qual integra os Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira.
O serviço de apoio ao consumidor funciona de forma gratuita, num espaço com privacidade, para efetuar o atendimento pessoal de proximidade ao consumidor.
Foi celebrado o Protocolo de Cooperação entre a CIMAL e a DGC – Direção Geral do Consumidor, em 15 de maio de 2019;
Missão
O CIAC – é o primeiro Centro Intermunicipal de Apoio ao Consumidor que surge como uma ferramenta ao serviço dos Munícipes do Alentejo Litoral, assumindo como principal missão a promoção da cidadania através da educação aos consumidores, fomentando a informação dos seus direitos e deveres enquanto consumidores, com vista à prevenção de conflitos no domínio do consumo.
Este serviço também prevê a análise das reclamações apresentadas, de modo a encaminhar na busca de uma solução de equilíbrio entre as partes.
Objetivos
- Informar os consumidores;
- Promover a qualidade de vida dos munícipes;
- Prevenir conflitos de consumo;
- Responder a reclamações e a pedidos de informação;
- Promover a justiça social, através da educação para consumos éticos;
- Promover a segurança dos consumidores através da informação sobre a natureza de bens e serviços;
- Promover a proteção dos interesses económicos dos consumidores;
- Encaminhar a mediação entre o consumidor e o fornecedor/prestador de serviços;
- Promover e apoiar ações socioeducativas junto da comunidade;
Pedido de Informação
Se pretender uma informação na área do consumo ou necessitar de apoio para resolver um conflito, utilize o formulário disponível para o efeito.
Contactos
Morada: Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola
Correio eletrónico: ciac@cimal.pt
Telefone: 269 450 110
Funcionamento e Horário: O atendimento pode ser solicitado por via telefónica (269450110), presencialmente ou por e-mail (ciac@cimal.pt), sendo recomendado que o primeiro contato seja efetuado por e-mail.
O serviço funciona entre as 9:00 e as 15:00, com interrupção para período de almoço.