A CIMAL – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral, associação de municípios de fins múltiplos e pessoa coletiva de direito público, foi constituída em 21 de maio de 2009.
De acordo com a Lei nº 75/2013, de 12 de setembro, a CIMAL é composta pelos municípios da NUTS III Alentejo Litoral, nomeadamente: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines, conforme os estatutos publicados no Diário da República n.º 41, 2.ª Série, em 27 de fevereiro de 2014.
São orgãos da CIMAL a Assembleia Intermunicipal, o Conselho Intermunicipal, o Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal e o Secretariado Executivo Intermunicipal.
Constituem atribuições da Comunidade Intermunicipal aquelas que constam da Lei do Associativismo Municipal, bem como as que os municípios nesta deleguem.
Atualmente, a CIMAL encontra, entre as suas atribuições, a gestão dos fundos comunitários dirigidos às Autarquias Locais, constantes do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial - Alentejo Litoral 2020.