CIMAL

Igreja de São Pedro - Núcleo Museológico

Município: Grândola

Investimento total: 510.634,00€

 

Esta operação contempla a reabilitação de dois edifícios contíguos, um dos quais foi em tempos uma igreja, dessacralizada há muito, e no outro funcionou a central elétrica que fornecia energia à Vila.


Através da requalificação da igreja de S. Pedro pretende-se contribuir para a recuperação deste imóvel, assim como a salvaguarda, o estudo e a divulgação do património material e imaterial da comunidade grandolense. Com a implementação do núcleo museológico da igreja de S. Pedro e com a criação das reservas museológicas pretende-se ainda promover o desenvolvimento da investigação e pesquisa nas áreas do Património Etnográfico e Arqueológico tendo como propósito a valorização da memória coletiva, bem como a incorporação de novas peças ou coleções promovendo a sua inventariação, conservação e segurança com a finalidade da sua interpretação, realização de exposições e o desenvolvimento de programas educativos. Este espaço museológico propõe-se também a desempenhar um papel ativo em proximidade com os diferentes segmentos de público sensibilizando-os e motivando-os para a interação com o núcleo museológico, fazendo das coleções um meio para o conhecimento da história do Concelho.


A requalificação da igreja de S. Pedro integra-se no projeto de criação do Museu Municipal Polinucleado de Grândola, o qual prevê a implementação de vários núcleos museológicos dispersos pelo território do concelho. O núcleo museológico da igreja de S. Pedro será dotado de áreas de acolhimento, exposição, projeção audiovisual, reservas museológicas adequadas aos vários tipos de materiais e gabinetes de trabalho.

Transportes Público Rodoviário mais Barato

Newsletter

 

Contactos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • (+351) 269 450 116
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola