CIMAL

Município de Odemira

ODEMIRA, Alentejo Singular


A palavra que melhor define Odemira é diversidade: Rio Mira, albufeira de Santa Clara, praias, planície, serra, tradição, património, cultura, turismo, floresta e agricultura. Uma multiplicidade que faz de Odemira um Alentejo Singular, no maior concelho do país (1720 Km2para descobrir!).


Ao longo de 55 km de costa, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, encontram-se as melhores Praias de Portugal: Malhão, Farol, Franquia, Furnas, Almograve, Zambujeira do Mar, Alteirinhos, Carvalhal e no interior a Praia Fluvial de Santa Clara, sem esquecer os portinhos de pesca artesanal e o imponente Cabo Sardão.


A riqueza paisagística e humana marcam o território. A vila de Odemira e o seu moinho de vento destacam-se sobre o Mira e a elegante zona ribeirinha. As históricas povoações de Vila Nova de Milfontes, S.Teotónio, S.Luís, Relíquias, Colos, Vale de Santiago, S.Martinho das Amoreiras, Santa Clara-a-Velha e Sabóia têm bonitas igrejas e típicos traços arquitetónicos. A imensidão da Albufeira de Santa Clara e a sua praia fluvial são ponto forte do interior odemirense.


O cante alentejano e ao baldão, a viola campaniça e o artesanato são riquezas únicas de Odemira. Também a gastronomia espelha a diversidade – os sabores do mar (com o melhor polvo do Mundo, o Polvo SW) e os sabores do interior (enchidos, queijos, pão, mel e o incontornável Medronho Sw).


Odemira é mesmo singular.

 

Mais informações em Município de Odemira.  

Multimédia

Central de Compras da CIMAL

Newsletter

 

Contatos

  • Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral
  • (+351) 269 450 110
  • (+351) 269 450 116
  • Edifício GAT, Largo Manuel Sobral, 7570-132 Grândola